São Sebastião das Águas Claras

São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima/MG, lugar também conhecido como Macacos, começou a ser povoado na primeira metade do século XVIII e, já em 1740, constava como arraial no censo populacional realizado na Vila de Sabará.

O Arraial de Macacos teve seu crescimento ligado à exploração de ouro no chamado Descoberto dos Macacos, notadamente por volta de 1765.
A proximidade com a Capital Mineira e a beleza dos recursos naturais, com opções de descanso e conforto encontradas no grande número de pousadas e restaurantes instalados na região, fazem com que o povoado venha experimentando, nos últimos anos, o crescimento da gastronomia e a prática do ecoturismo (hiking, trekking, cavalgadas, ciclismo e outros), que atrai cada vez mais turistas à procura da natureza e de lazer.
O governo municipal de Nova Lima/MG, direciona vários recursos para a criação e manutenção de eventos locais, como os grandes festivais de inverno em Macacos – que acontece em julho –, e Sabores de Macacos, com receitas mais leves, próximo ao verão, em outubro.

Esses eventos integram diversas atrações culturais que ocorrem nas programações das casas participantes e nas ruas da localidade.
Poucas construções restaram do período colonial, entre elas a capela de São Sebastião.

Todavia , os recursos naturais a cada dia atraem mais pessoas para lá.