quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ecoturismo Águas Claras - Quem Somos!!!

A Ecoturismo Águas Claras tem como missão contribuir para o desenvolvimento e a promoção do turismo voltado para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, preservando na região das montanhas de São Sebastião das Águas Claras – distrito de Nova Lima/MG,  a biodiversidade intacta, através de iniciativas que atendam a intercomplementariedade das diversas políticas sócio-ambientais; a Ecoturismo Águas Claras  busca contribuir para a preservação dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, melhorando a qualidade de vida das mesmas.

A Ecoturismo Águas Claras  promove seus eventos, respeitando o critério da prática do turismo em pequena escala, através de diversas trilhas em meio à mata atlântica onde poderão ser observados com certa facilidade, a fauna e flora do rico ecossistema; possui ainda uma equipe de profissionais altamente qualificados, conscientes de questões relacionadas à ecologia e ao desenvolvimento sustentável e, estão sempre em busca do aprofundamento de conhecimentos e vivências sobre os temas que envolvem o meio ambiente, fazendo do ecoturismo uma prática menos espoliativa e/ou agressiva da cultura e da biodiversidade locais.

Ecoturismo Águas Claras conceitua a prática do turismo ideal, calcada em seus objetivos, e obedecendo os seguintes critérios:

- A minimização do impacto ambiental;

- A elaboração e execução de projetos sócio-ambientais que promovam as políticas de conservação ambiental;

- A elaboração e execução de projetos sócio-culturais que promovam a igualdade e a redução da pobreza nas comunidades locais;

- A elaboração de projetos sócio-educacionais que promovam a educação como meio de acesso para todos;

- Vislumbrando finalmente a auto sustentabilidade das comunidades locais.

A Ecoturismo Águas Clarasassim como a The International Ecotourism Society (TIES) define ecoturismo como a viagem responsável para áreas naturais que conservam o ambiente e melhorem o bem-estar da população local.  

Isto significa que quem opera e participa de atividades ecoturisticas deve seguir os seguintes sete princípios:

- minimizar impactos;

- desenvolver consciência e respeito ambiental e cultural;

- fornecer experiências positivas para ambos visitantes e anfitriões;

- fornecer benefícios financeiros diretos para a conservação;

- fornecer benefícios financeiros e poder legal de decisão para o povo local;

- elevar a sensibilidade pelo contexto político, ambiental e social dos países anfitriões;

- apoiar os direitos humanos internacionais e acordos trabalhistas.


EQUIPAMENTOS:

Quadriciclos:

Todos os quadriciclos adquiridos pela Ecoturismo Águas Claras são de última geração e das melhores marcas do mercado. Com uma manutenção rigorosamente acompanhada e programada, realizada sempre em uma concessionária parceira.

Características técnicas dos quadriciclos:

Marcas: YAMAHA e HONDA

Ano Fab/Ano Mod.: 2009/2010

Cor: Vermelho e Amarelo

Motor: 01 cilindro, 4 tempos, com partida elétrica

Câmbio: 2 marchas (uma para frente e uma de ré)

Tração: 4 X 2 - 4 X 4  (Por Eixo Cardan)

O acelerador é na mão, assim como o freio. As marchas são de 1 a 5 cinco, com o piloto acionando com o pé para cima. Para reduzir a velocidade ou mesmo parar, basta acionar o pedal para baixo, numa seqüência de marchas, tirando o dedo (polegar) do acelerador, que fica no guidão direito.

Equipamentos de proteção individual dos participantes e guias

Cada participante, bem como o guia da Ecoturismo Águas Claras, é obrigado a utilizar todos os equipamentos necessários disponíveis de segurança.

Os equipamentos:

- Capacete

- Roupa protetora (Aconselhável calça e jaqueta)

- Calçado fechado (Aconselhável tênis)

- Luvas protetoras


TRILHAS E CAMINHOS

Para quem gosta de aventura, o passeio de quadriciclo nas montanhas de São Sebastião das Águas Claras – distrito de Nova Lima/MG, que fica apenas 27 km da capital Belo Horizonte, num percurso de cerca de 20 km, é pura aventura, percorrendo estradas vicinais e trilhas em meio as montanhas, mata fechada e cachoeiras.

Oferecemos os passeios com duas opções de saídas: manhã e tarde. Em média, o passeio de ecoturismo tem duração de cerca de 2h30min, com direito a parada numa das muitas cachoeiras para um refrescante banho.

O percurso é feito num comboio de quadriciclos liderado pelo guia da Ecoturismo Águas Claras, experiente condutor desse tipo de veículo e que, conhece bem a região das montanhas da região.

Antes da saída dos quadriciclos o guia repassa as informações sobre a trilha e explica como funciona o quadriciclo.

No local mesmo, o turista se familiariza com o veículo, que possui tração nas quatro rodas, não tem embreagem nem necessita de trocas de marchas constante, como uma moto.

O legal do percurso é que ele é feito em sua maior parte em trilhas especiais para quadriciclos e motos, com subidas e descidas, passando por cachoeiras, lagoas e mesmo lamaçais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário