Roteiros turísticos do município de Nova Lima/MG

Roteiro de Honório Bicalho


O bairro Honório Bicalho está situado a cinco quilômetros da sede do município, próximo ao povoado de Santa Rita.
A região possui grande potencial para a prática do ecoturismo, pela exuberância da natureza, e também para o turismo histórico, pois foi no passado uma região aurífera explorada pela Saint John Del Rey Mining Company. Pelo bairro, passa a Estrada Real, de grande importância histórica no Ciclo do Ouro em Minas Gerais, ladeada pela linha férrea.
O Rio das Velhas perfaz uma meia-lua em torno de Honório Bicalho, onde existe também uma estação de tratamento de água para abastecimento da Grande Belo Horizonte.
Situado a uma altitude de 722 metros, Honório Bicalho é o bairro mais plano de Nova Lima.


Estrada Real:

Em Honório Bicalho, passa a Estrada Real, que vai de Diamantina ao Rio de Janeiro, passando por 162 municípios mineiros, oito do Rio de Janeiro e sete de São Paulo.
Durante 150 anos, a Estrada Real levou o ouro, os diamantes e as esmeraldas para os navios atracados no litoral.
Com suas origens nas picadas abertas pelos índios em suas andanças pelo sertão e nos caminhos dos bandeirantes em busca de indígenas, ouro e pedras preciosas, o início da Estrada Real se confunde com a abertura dos caminhos da Capitania de São Paulo para o sertão de Minas Gerais.
A história da Estrada Real, com seus registros e passagens controlados para evitar contrabandos e os descaminhos do ouro, também se confunde com a história de Minas e do Brasil. Pelos pousos e estalagens ao longo do caminho, o alferes Tiradentes pregou seus ideais de liberdade e independência trinta anos antes que D. Pedro I visitasse as Minas Gerais, percorrendo as mesmas trilhas. Durante quase duzentos anos, a Estrada Real foi a única via de acesso à capital Ouro Preto e a todo o interior mineiro.


Um dos mais conhecidos atrativos naturais do bairro, o Poço Azulão é constituído por uma queda d’água de aproximadamente dois metros de altura e de profundidade e seis metros de largura. A água é límpida com temperatura em torno de 20º C. O local é ideal para banhos e atividades de lazer.


Cachoeira das Vinte e Sete Voltas

A Cachoeira das Vinte e Sete Voltas localiza-se em uma mata homônima. Possui três quedas d’água, sendo a última de aproximadamente 30 metros de altura. O lugar possui uma beleza exuberante e se encontra em bom estado de preservação. O acesso é bom e pode ser feito de veículo até certo ponto e o restante do caminho, a pé.





Esse santuário é mais uma construção setecentista, concluída em 1760. Erguido no alto de uma montanha, a construção está numa região propícia ao turismo ecológico, pois oferece oportunidade para passeios pelas matas próximas.

No correr dos anos, o prédio passou por reformas que alteraram sua estrutura arquitetônica; porém, as características barrocas ainda prevalecem.

De 14 a 21 de setembro, acontece o Jubileu do Bom Jesus de Matozinhos.
Informações: Tels.: (31) 3542-3030; (31) 3339-8000 (Somente visitas agendadas.)
 


Via ecoturística de resgate histórico-cultural e ambiental, cujo trecho de 30 km se inicia no distrito de Mazagão, em Itabirito, passa pela cidade de Rio Acima e termina em Honório Bicalho, em Nova Lima.

Inaugurada em 9 de junho de 2002, essa via se constitui em um novo corredor de ecoturismo, com o objetivo de promover atividades sustentáveis regulares para conservação das matas ciliares, recuperação dos cursos d’água e dos remanescentes de Mata Atlântica, cerrado e campos rupestres, encontrados nessa região.

Vocação turística

Instrumento fundamental para o desenvolvimento do Brasil Colônia, a Estrada Real, cuja importância avançou pelos séculos XVIII e XIX, reencontra agora a vocação de canal da prosperidade e da integração por meio do turismo.

A exuberância das áreas verdes e da qualidade de vida presentes no trecho de Honório Bicalho representa importante atrativo turístico para a região, que se insere no Caminho Sabarabuçu. Esse Caminho foi integrado, em 2006, ao traçado da Estrada Real, como uma extensão do Caminho Velho, que abrange, em uma extensão de cerca de 150 km, as localidades de Cocais (distrito de Barão de Cocais), Morro Vermelho (distrito de Caeté), Sabará, Raposos, Honório Bicalho (Nova Lima), Rio Acima, Acuruí (distrito de Itabirito) e Glaura (distrito de Ouro Preto).




O distrito possui diversas trilhas que foram mapeadas e catalogadas pelo Departamento de Turismo, em projeto denominado Nossas Trilhas, e que se encontram à disposição para consulta interna.

Como parte da catalogação de trilhas de Honório Bicalho, Macacos e da sede do município, foi realizado o Enduro a Pé de Regularidade, competição esportiva que contou com a participação de equipes locais e de outras cidades que percorreram as trilhas demarcadas pela organização. Os ganhadores receberam troféus do primeiro ao terceiro lugar.



Conheça também:
Banqueta de Matozinhos
Cascata do Zumbi
Curral de pedra dos escravos
Linha ferroviária da RFFSA
Mata das Três Barras
Mata do Cambimbe
Mata do Mumbi
Rio das Velhas
Ruínas do Padre Pequeno
Usina da Gaia

Tags: